Teatro, cinema e música são destaques na sexta edição do Circuito UFC Arte Online

Data de publicação: 2 de junho de 2020. Categoria: Arte na Universidade, Circuito UFC Arte Online, Notícias, Programa de Promoção da Cultura Artística

Arte, diálogos e compartilhamento de ideias são palavras que definem o Circuito UFC Arte Online. Pensado como alternativa durante este período de isolamento social, o projeto inicia a 6ª edição nesta quarta-feira, 3, com lives no Instagram, destacando ações e artistas das áreas da música, teatro e cinema.

A programação segue até a sexta-feira, 5, sempre no perfil @ufcarte. Nesta edição o horário das lives será às 17h na quarta e sexta-feira, e, excepcionalmente na quinta-feira, 4, teremos uma live iniciando às 15h.

Para iniciar a programação, a atriz Maria Vitória vai falar sobre o tema: Produção e resistência em tempos de pandemia. A live será nesta quarta-feira, 3, às 17h. Além de atriz, ela é bonequeira, diretora, dramaturga e educadora. Maria Vitória é graduada em Letras-Português-Francês pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Integra o Grupo Formosura de Teatro e o Grupo Terceiro Corpo e se dedica ao fazer artístico desde o ano de 1993. Na live ela vai bater um papo com o músico Gustavo Portela, que é também criador audiovisual e está à frente do espaço Varanda Criativa.

Na quinta-feira, 4, às 15h, o bate-papo será com a cineasta cearense Roberta Marques, que vai falar sobre a sua experiência no segmento do cinema e também sobre os desafios da mulher no audiovisual. Ela é bacharel em Audiovisual pela Gerrit Rietveld Academie (1997) e tem mestrado em Artes Performáticas pela DAS Theatre (2005), ambas em Amsterdã, na Holanda. Seu primeiro longa-metragem “Rânia” ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Atualmente Roberta Marques faz a direção geral da série “Meninas do Benfica” que terá a primeira temporada lançada em breve.

A cantora e multi-instrumentista Toryê Teixeira é a convidada da sexta-feira, 5. Ela é aluna de licenciatura em Letras – Português e Inglês na UFC e bolsista do Grupo Verso de Boca. Na oportunidade ela apresentará em seu repertório músicas e poemas regionais para um

especial de São João bem animado.

O projeto Circuito UFC Arte Online tem como objetivo reunir projetos ligados ao Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa Arte, e também iniciativas culturais e artistas da cena artístico-cultural do estado do Ceará.

O espaço de encontros destina-se ao compartilhamento de ações e apresentações artísticas, sempre através de transmissões ao vivo pelo perfil da Secult-Arte/UFC no Instagram. O projeto já reuniu diferentes inciativas e ações artísticas com o objetivo de dar visibilidade à arte e cultura desenvolvida dentro e fora da comunidade acadêmica.

Programação das Lives da 6ª Edição do Circuito UFC Arte Online

03/06, às 17h: Live #24: Produção e resistência em tempos de pandemia – Maria Vitória e Gustavo Portela

04/06, às 15h : Live #25: As Mulheres no Audiovisual – Roberta Marques

05/06, às 17h: Live #26: Quem disse que Não Vai Ter São João? – Toryê Teixeira