Roda de conversa on-line, na próxima quarta-feira (10), tem como tema a culinária e o resgate de sabores afetivos

Data de publicação: 1 de junho de 2020. Categoria: Notícias

A roda de conversa on-line “Sabores esquecidos da Cozinha de Família: o calor de uma boa alimentação”, promovida pelo Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA), em parceria com o curso de Gastronomia UFC será realizada na próxima quarta-feira, dia 10. A conversa será transmitida ao vivo, às 15h, no canal do Youtube do Laboratório.

O foco será o movimento de retorno à culinária, impulsionado especialmente pela quarentena. Cozinhar em casa nesse período de isolamento social, além de uma necessidade de economia e segurança, tem sido uma descoberta prazerosa e um resgate de sabores afetivos para muitas pessoas. Para falar sobre esse movimento, além de sugerir dicas e receitas para fazer nesta quarentena, receberemos para o bate-papo os chefs de culinária e professores do curso de Gastronomia do ICA/UFC, Mattu Macêdo e Leo Gondim.

Anteriormente marcada para acontecer no dia 03 de junho, a roda de conversa foi adiada por motivos de força maior.

Mattu Macêdo é professora nas disciplinas de Confeitaria e Panificação e Cozinha Brasileira, no curso de Gastronomia, é Mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade Nova de Lisboa (2018) e Doutoranda em  em Culturas e Patrimônios Alimentares pela Universidade de Coimbra.

Leo Gondim é Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFC, Doutorando em Geografia Humana pela Universidade Federal do Ceará, já foi colunista do Jornal Diário do Nordeste, no Caderno Sabor, Coluna “Na Cozinha com Leo Gondim”, além de apresentador do programa “Mundo em Menu” na TV Diário. Atualmente é colunista do Portal Sonia Pinheiro, com a coluna “Lugares e Sabores”. A mediação fica por conta de Nyvya Freitas, bolsista do Laboratório de Produção Cultural e estudante de Design-Moda ICA-UFC.

SERVIÇO:

Roda de Conversa “Sabores esquecidos da Cozinha de Família: o calor de uma boa alimentação”
Data: 10 de junho (quarta-feira)
Horário: às 15h (60min.)
Local/Plataforma de transmissão: via canal do Youtube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC

Convidados:

Profa. Mattu Macedo, chef de cozinha e professora do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Prof. Leo Gondim, chef de cozinha, consultor em Gastronomia e professor do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Mediação: Nyvya Freitas, Bolsista do Laboratório de Produção Cultural e estudante de Design-Moda ICA-UFC.