Secult UFC divulga resultado do II Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2021

Data de publicação: 9 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

Card de divulgação do Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2021 em fundo azul. Em cima uma esfera rosa traz o nome do concurso em fonte na cor branca. Ao centro uma mensagem enfatiza o resultado do concurso e no rodapé, estão as logomarcas dos realizadores do concurso.

A Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) divulgou nesta quinta-feira, 9, os textos selecionados no II Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2021. A Secretaria agradece a participação de todos que se inscreveram no concurso e parabeniza os autores e as autoras que tiveram textos selecionados. Confira abaixo a relação com as obras selecionadas.

O concurso é uma iniciativa da Secult UFC em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFC) e a Imprensa Universitária da UFC, que integra a programação comemorativa da Semana do Servidor, promovida pela Universidade Federal do Ceará.

A comissão julgadora foi formada pelos professores do Curso de Letras, do Centro de Humanidades da UFC: Orlando Luiz de Araújo (presidente da Comissão), Ana Maria César Pompeu, Júlio Bastoni da Silva e Marcelo de Almeida Pelaggio.

O concurso recebeu um total de 85 inscrições dos diversos Campi e setores da UFC, de servidores ativos e aposentados. Foram habilitados ao todo 65 textos, dos quais foram selecionadas 10 obras, sendo 5 crônicas e 5 contos, que vão integrar o segundo volume da Coletânea Travessia.

O concurso destina-se à produção literária dos servidores docentes e técnicos administrativos (ativos e aposentados) da UFC, além de colaboradores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e funcionários terceirizados que realizam serviços na Universidade Federal do Ceará. É um projeto que tem o objetivo de fomentar a produção literária no ambiente acadêmico.

Os textos selecionados serão publicados em uma coletânea publicada em formato de e-book e livro físico pela Editora da UFC. Os autores vão receber 10 exemplares impressos e será impressa também uma tiragem destinada à doação para bibliotecas e espaços de incentivo à leitura.

O concurso e a publicação da coletânea representam a valorização dos servidores da instituição, através do incentivo à leitura e produção literária. A primeira edição da coletânea publicada também em formato de e-book e disponibilizada no Repositório Institucional da UFC teve um alcance de acessos em mais de 10 países, que mostra sua relevância e qualidade literária.

II CONCURSO LITERÁRIO DA SEMANA DO SERVIDOR UFC 2021
OBRAS SELECIONADAS E RESPECTIVOS AUTORES

1. A foto ao lado – Bruna Kessia Rodrigues da Silva Caetano
2. A vendedora ambulante – Paulo de Tarso Cavalcante Freire