Português

Secult-Arte/UFC realiza programação especial de lives e homenagens pelos 65 anos de instalação da UFC

19 de junho de 2020

No próximo dia 25, a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC) realiza uma programação especial em comemoração aos 65 anos de instalação da Universidade Federal do Ceará. Este ano a celebração da data será em formato on-line, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, através de lives no Instagram da secretaria, especialmente produzidas para este momento especial. 

Serão realizadas apresentações artísticas e ações de bem-estar abertas a todos que queiram participar. As transmissões ao vivo começam às 10h com a live “Fazendo amizade com a mente”, com o instrutor de yoga Igor de Souza. Ele vai fazer uma sessão de meditação buscando proporcionar um momento de relaxamento e tranquilidade para começar o dia com equilíbrio e motivação. 

Às 11h, teremos a live “Oficina de Dança Contemporânea”, com a Eloiza Ferreira, que é graduanda no curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará e atua como bolsista pelo projeto Escola de Dança do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (IEFES). Às 12h, teremos a live “Imortalizando Espaços – UFC Ilustrada”, realizada pelo Rafael Viana, que é aluno do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC e bolsista do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secult-Arte/UFC. 

Para abrir a programação da tarde, às 13h, o professor Aluísio Lima, do Departamento de Psicologia da UFC, realiza a live “Relações e conexões interpessoais em tempos de pandemia”. Ele é psicólogo com pós-doutorado, doutorado e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente o professor Aluísio Lima está à frente da chefia do Departamento de Psicologia da instituição. 

A programação também contempla uma atividade especial voltada para o público infantil. Às 14h, a atriz e bonequeira cearense Maria Vitória realiza a live “Passarim e Mamulenga”. Na história, os personagens Dália e Piatã moravam em um país chamado Sorrilândia, onde ninguém ficava triste. Até que um dia, um monstro transformou Piatã em um passarinho e Dália em uma boneca de mamulengo. Será que os dois vão sair dessa enrascada? Para conferir essa aventura vamos assistir a live e nos encantar com o universo do Mamulengo.

Às 15h, teremos música instrumental de primeira qualidade na live “O violão de Garoto”, com o professor Marcelo Mateus, do Curso de Música da UFC em Sobral. Ele apresentará um pouco da obra do compositor e multi-instrumentista Annibal Augusto Sardinha (1915-1955), mais conhecido como Garoto, considerado um dos precursores da Bossa-Nova. 

Ainda na programação da tarde, às 16h, teremos a live “Cultura e Acessibilidade”, com a atriz e cantora Larissa Goes, que é graduanda no curso de Teatro da UFC. Na live, ela vai fazer interpretações de canções em Libras. Larissa tem experiência no teatro, no cinema e na TV, com destaque para sua atuação na novela “Velho Chico”, de Luiz Fernando Carvalho. Atua também com o ensino de teatro para surdos no Instituto Cearense de Educação de Surdos e no Instituto Filippo Smaldone.

Encerrando a programação especial de lives, teremos a apresentação da  cantora e multi-instrumentista Toryê Teixeira, com a live “Um lual arretado de bom!”. Ela é aluna de licenciatura em Letras – Português e Inglês na UFC e bolsista do Grupo Verso de Boca. Toryê vai reunir em seu repertório músicas regionais, nacionais e internacionais para encerrar a programação com muita energia positiva. 

Na programação das comemorações promovidas pela secretaria haverá também uma campanha de mensagens com homenagens à instituição e uma série de tirinhas lançada nas redes sociais da secretaria. Com estas ações a Secult-Arte/UFC pretende chamar a atenção para a importância da cultura promovida pela universidade para a sociedade nestes 65 anos de história e avanços, valorizando os agentes envolvidos na produção cultural e no campo das artes. Para saber todos os detalhes da programação acompanhem nossas redes sociais e notícias pelo site: www.secultarte.ufc.br   

Programação de lives do Aniversário de 65 anos de instalação da UFC 

10h – Live: “Fazendo amizade com a mente”, com Igor de Souza. (Meditação)

11h – Live: “Oficina de Dança Contemporânea”, com Eloiza Ferreira. (Oficina de dança)

12h – Live: “Imortalizando Espaços – UFC Ilustrada”, com Rafael Viana. (Pintura digital)

13h – Live: Relações e conexões interpessoais em tempos de pandemia, com Aluísio Lima. (Palestra)

14h – Live: “Passarim e Mamulenga”, com Maria Vitória. (Contação de história)

15h – Live: “O violão de Garoto”, com Marcelo Mateus. (Apresentação artística)

16h – Live: “Cultura e Acessibilidade”, com a Larissa Goes. (Apresentação artística)

17h – Live: “Um lual arretado de bom!”, com Toryê Teixeira. (Apresentação artística)

Marcadores: