Oitava edição do Circuito UFC Arte Online acontece de 8 a 10 de julho

Data de publicação: 1 de julho de 2020. Categoria: Circuito UFC Arte Online, Notícias, Programa de Promoção da Cultura Artística

Na próxima quarta-feira, 8,  a Secult-Arte/UFC promove a oitava edição do Circuito UFC Arte Online. O projeto ocorre através de lives pelo perfil da secretaria no Instagram (@ufcarte). As transmissões ao vivo serão realizadas até a sexta-feira, 10, sempre às 17h.

Nesta edição os convidados são participantes de projetos das áreas do teatro, música e produção cultural, que integram o Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) gerido pela secretaria. Na quarta-feira, 8, iniciamos com a live “Arte e Cultura no Interior: a experiência do Campus da UFC em Russas”. Vamos ter a participação de Isabelle Xavier e Natália Pinho em um bate-papo sobre os desafios da promoção da arte e da cultura no campus que é voltado prioritariamente para as áreas de tecnologia, computação e engenharias.

Na quinta-feira, 9, teremos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do projeto Casa da Voz: Movimento Coral na UFC, coordenado pelo professor Gerardo Viana. Na live “Música Coral na UFC: Uma História de Encontros”, os integrantes do projeto vão compartilhar suas ideias e vivências nos grupos que buscam o desenvolvimento do canto coral na UFC.

Também participa desta edição o projeto Saraus: Voz em Performance, coordenado pelo professor Ghil Brandão, do Curso de Teatro da UFC, com a participação de estudantes e convidados. A live Sarau “Do Desejo em mim” – Homenagem a Hilda Hilst, homenageia a autora, considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. O sarau online será na sexta-feira, dia 10, a partir das 17h.

O projeto Circuito UFC Arte Online busca reunir projetos, iniciativas culturais e artistas da cena artístico-cultural do estado do Ceará para compartilhar ideias, arte e cultura através do ambiente online durante este período de isolamento social. Desde a primeira edição, em março deste ano, já foram realizadas trinta lives abordando diversos temas com enfoque na cultura artística.

Sobre os convidados

Isabelle Xavier é aluna do curso de licenciatura em Música pelo IFCE de Limoeiro do Norte, e é servidora técnica-administrativa do Campus da UFC em Russas. Atualmente coordena o projeto UFC Musicall (PPCA/Secult-Arte/UFC). Participou dos festivais de música Canta Russas e Cante e Encante da Mamis, em Russas, obtendo premiação de melhor voz.

Natália Pinho é produtora cultural e atua desde setembro de 2019 como coordenadora do Setor de Comunicação e Produção Cultural do Campus da UFC em Russas. Ela é graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará e tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Gerardo Viana Júnior é doutor em Educação Brasileira pela UFC, professor do Curso de Licenciatura em Música da UFC e regente de corais desde 1991. Atuou como regente e orientador vocal do Coral da UFC e do Coral da UECE. Atualmente coordena o projeto Casa da Voz: Movimento Coral do UFC.

Ghil Brandão é ator, diretor e professor do Curso de Teatro da UFC, do qual foi um dos fundadores. Ele é doutor em Artes pela UFMG e mestre em História pela UFC. Atua também como professor colaborador do Mestrado Profissional em Artes do IFCE.

Programação de Lives – 8ª edição do Circuito UFC Arte Online

De 08 a 10 de julho, às 17h, no perfil @ufcarte no Instagram

08/07: Live #31: Arte e Cultura no Interior: a experiência do Campus da UFC em Russas, com  Isabelle Xavier e Natália Pinho.

09/07: Live #32: Música Coral na UFC: Uma História de Encontros, com Gerardo Viana e convidados.

10/07: Live #33: Sarau “Do Desejo em mim” – Homenagem a Hilda Hilst, com Ghil Brandão e convidados.