Circuito UFC-Arte no Interior realiza edição no Campus de Sobral

Data de publicação: 4 de outubro de 2018. Categoria: Circuito UFC Arte no Interior, Notícias

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará promove a terceira edição do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral, durante a programação dos Encontros Universitários 2018. Nesta edição participam projetos das áreas de Dança, Teatro, Cinema e Psicologia.

Nos dois dias da programação serão realizadas oficinas, palestras e apresentações artísticas voltadas para estudantes de escolas e universidades da região e comunidade em geral. Os projetos que participam nesta edição são: Projeto Feixe: criação e formação em dança, do curso de Dança da UFC, Coletivo Cabeça – corpos performativos em outros fluxos na escola, do curso de Teatro da UFC,  Cine Fenomenologia e sociedade, do Curso de Psicologia da UFC e o projeto Comunicando Ciência com Arte, com a peça “Deus e Darwin na Terra do Céu”, da Seara da Ciência.

Na programação também acontece o terceiro Encontro Interdisciplinar ICA 10 anos. Os encontros são parte da programação de 10 anos do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e têm o objetivo de fortalecer o diálogo entre os cursos que integram o instituto e propiciar a aproximação destes com outras áreas de conhecimento.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (Fastef), com o intuito de contribuir para  o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do estado do Ceará. Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA) também conhecido como Bolsa Arte.

As inscrições para as atividades do Circuito UFC-Arte no Interior em Sobral serão feitas via formulário eletrônico, disponível a partir do dia 08/10 nos sites da Secult Arte UFC (www.secultarte.ufc.br) e do Campus de Sobral (www.sobral.ufc.br). As atividades são abertas e gratuitas, voltadas a todos que tiverem interesse em participar.

PROGRAMAÇÃO –  A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral será no dia 30 de outubro, às 15h30, no Auditório do Campus, com a apresentação das Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. Em seguida, será realizado o III Encontro Interdisciplinar ICA x Campus Sobral com o tema Economia Criativa: planejamento, produção e consumo cultural.

Mesclando dança e teatro, o Projeto Coletivo Cabeça: corpos performativos em outros fluxos na escola realizará a Oficina de Contato – Improvisação para o ator. A oficina busca trabalhar as potencialidades da prática da improvisação e contato, bem como sua contribuição para a contracena no teatro, através da técnica, ativando a consciência corporal. Será realizada também a oficina de jazz do projeto Feixe: criação e formação em dança, com a proposta de abordar as matrizes técnicas e um breve panorama dos aspectos performático, histórico, cultural e político dessa linguagem em dança.

O projeto Cine Fenomenologia e Sociedade realizará exibições audiovisuais e atividades artísticas, além de diálogos mediados por palestrantes. O projeto tem como objetivo articular cinema e psicologia, promovendo reflexões sobre o saber e o fazer psicológico a partir de temáticas relevantes. Na programação do Circuito serão duas temáticas. No primeiro dia: Saúde mental na universidade: um necessário diálogo e no segundo dia a temática Relações amorosas na contemporaneidade.

Para encerrar a programação, no dia 31/10, será realizada a apresentação teatral Deus e Darwin na Terra do Céu, do projeto Comunicando Ciência com Arte realizado por alunos e professores da Seara da Ciência. A peça trata de um encontro fictício no qual Charles Darwin (1802-1882), ao falecer, se depara com a Terra do Céu, onde residem Deus e todos os seus subordinados celestes. Na ocasião, o cientista busca resolver suas dúvidas sobre questões levantadas durante sua estadia na Terra. O resultado desse encontro é um passeio através de ideias e hipóteses sobre os mistérios da vida, da morte, da natureza e do universo.

Em Sobral, a programação do Circuito UFC-Arte no Interior será dividida em dois momentos: em outubro com a programação no Campus da UFC e em novembro, nos dias 13 e 14/11, no Theatro São João e no  Ecoa Sobral com apresentações artísticas e oficinas. Em breve será divulgada a programação de novembro.

Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral

Data: 30 e 31 de outubro de 2018.
Local: Campus da UFC Mucambinho.
Horário: 9h às 19h.
Programação e mais informações: www.secultarte.ufc.br
Telefones: 85 – 3366-7831 / 84 – 98151-1700.