Secult-Arte/UFC divulga o Movimento Um Poema Por Dia do Grupo Verso de Boca

20 de março de 2020

O Grupo Verso de Boca, projeto do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secretaria de Cultura Artística da UFC, lançou essa semana o Movimento Um Poema Por Dia com o intuito de levar poesia para as pessoas e acalentar seus corações em um momento de isolamento social e de tamanha preocupação.

O Movimento Um Poema Por Dia começou na quinta-feira, dia 19, e pretende a cada dia trazer um poema que será publicado à tarde, às 16h30min, no Instagram do grupo até o dia 1º de abril. Como eles declararam: “Nada melhor do que a poesia para sustentar e dar leveza a nosso ser.” 

Em sua primeira publicação, o grupo trouxe o poema “Não Desesperes Nunca”,  do poeta Roberto Pontes, declamado pela intérprete Carolina Sena. Este e outros poemas encontram-se disponíveis no feed do Instragram do grupo.

O Grupo Verso de Boca é um projeto de cultura e arte criado pelo poeta Roberto Pontes, no âmbito do Departamento de Literatura da UFC e hoje é coordenado pela Profª Elizabeth Dias Martins, do mesmo departamento. 

Ao longo de 21 anos, o projeto vem desenvolvendo seu trabalho com o intuito de difundir junto ao grande público o conhecimento e a qualidade de obras dos poetas de Língua Portuguesa com maior reconhecimento. Incentivar o prazer da leitura, em especial a de textos poéticos; criar e fomentar o hábito de ler e ouvir poemas; tornar a Poesia compreensível e atraente, de modo que esta se faça viva quando dita são objetivos do grupo. 

A Secult-Arte/UFC parabeniza o grupo Verso de Boca pela atitude e reafirma a importância de iniciativas como essa para aliviar as tensões do momento em que vivemos e reafirmar o compromisso de todos com a causa, tentando, assim, minimizar os efeitos do isolamento social com uma dose diária de arte, pois já dizia Bertolt Brecht: “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”

Marcadores: