Circuito UFC Arte Online realiza programação cultural durante a quarentena

Data de publicação: 28 de março de 2020. Categoria: Circuito UFC Arte, Notícias, Programa de Promoção da Cultura Artística

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus o compartilhamento online de ideias, arte e informações em geral tem sido uma alternativa criativa para unir pessoas em todo o mundo. Seguindo esse movimento global, a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC) promove o Circuito UFC Arte Online, que é realizado presencialmente em equipamentos culturais e outros espaços da Universidade Federal do Ceará e agora ganha sua versão no espaço virtual.

A ideia é reunir alguns dos projetos que compõem o Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa Arte, para compartilhar suas ações e também realizar apresentações artísticas, sempre através de transmissões ao vivo pelo Instagram (@ufcarte). As famosas “lives” serão realizadas a partir desta segunda-feira, dia 30, até o dia cinco de abril, sempre a partir das 17h.

A programação é formada pelos projetos Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, Arte na Biblioteca, Verso de Boca, Palco de Giz, Ateliê do Iprede e o artista convidado Christian Oliveira, do Grupo Galhofo de teatro, que fará uma contação de histórias para o público infantil.

A importância da arte e da cultura fica evidente neste momento de isolamento social que obriga as pessoas a ficarem em casa. Com o cancelamento de eventos e shows, fechamento de cinemas e teatros, um dos aspectos que chama a atenção é o estímulo aos artistas, influenciadores digitais e também pessoas anônimas a utilizarem as redes sociais para compartilhar informações e se aproximar, mesmo que de forma digital.

O Circuito UFC Arte Online tem início nesta segunda-feira, com uma transmissão ao vivo, com a produtora cultural e comunicóloga Maria Pinheiro Pessoa, diretora da Secretaria de Cultura Artística da UFC, que vai falar sobre a Gestão e Promoção dos Projetos do Bolsa Arte. A mediação das transmissões será feita pela produtora cultural e jornalista Dayana Oliveira, que faz parte do Setor de Produção Cultural da Secult-Arte/UFC.

Programação das Lives do Circuito UFC Arte Online

30/03 – Bate-papo com Maria Pinheiro Pessoa, com o tema: Gestão e Promoção dos Projetos do Bolsa Arte.

31/03 – Bate-papo com Marcos Campos, com o tema: Dança, pesquisa e tradição: a experiência do Grupo Oré Anacã/UFC.

01/04 – Conversa com Francisco Moura do Projeto Arte na Biblioteca sobre as ações da biblioteca comunitária.

02/04 – Conversa com Carolina Vieira do projeto Ateliê do Iprede sobre a importância da Arte na infância.

03/04 – Bate-papo com Juliana Carvalho do projeto Palco de Giz, como o tema: Teatro e formação de público.

04/04 – Contação de histórias com Christian Oliveira, do Grupo Galhofo de Teatro Infantil.

05/04 – Poesia no domingo com o Projeto Verso de Boca.

Circuito UFC-Arte Online

Live no Instagram no perfil da Secult Arte/UFC – @ufcarte

Data: de 30/03 a 05/04, sempre a partir das 17h.