Inscrições abertas para atividades do Circuito UFC Arte no Interior em Chorozinho-CE

Data de publicação: 3 de setembro de 2019. Categoria: Circuito UFC Arte no Interior, Notícias

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2019 a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará realiza o Circuito UFC Arte no Interior – Edição Chorozinho-CE. O evento é promovido em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Chorozinho. A programação reúne atividades artístico-culturais com a realização de oficinas, minicursos e apresentações artísticas em palco aberto na praça da Igreja Matriz de Chorozinho.

Para as oficinas de formação as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site da Secult-Arte/UFC (www.procult.ufc.br) até o dia 16 de setembro. As inscrições são gratuitas e limitadas. As oficinas serão realizadas na Escola de Ensino Fundamental Padre Enemias Freire de Almada e na Casa de Cultura do município. São oferecidas cinco oficinas e um minicurso. A participação nas oficinas é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia por meio de .

Oficinas e minicursos – Serão realizadas as seguintes oficinas na área da música: Oficina de Canto Coral, ministrada pelo professor Erwin Schrader, regente do Coral da UFC, e a Oficina Metodologias para o Ensino Coletivo em Bandas de Música, ministrada pelo professor Filipe Ximenes. Ambos são professores do curso de Música da UFC. Será realizada também a Oficina Lúdica em Bordado e Aquarela, do projeto Bolsa Arte Moda.

Na área da dança, será ministrada a Oficina de Dança Jazz, do Projeto Feixe Jazz, e terá ainda a Oficina Fundamentos da Fotografia para Iniciantes, que será ministrada pela fotógrafa Alessa Oliveira. Além das oficinas será realizado o minicurso: Patrimônio Cultural, Turismo cultural e Educação Patrimonial: Diálogos Possíveis, ministrado pelo professor Frederico de Andrade Pontes, Mestre em História Cultural (UECE) e atualmente Diretor da Casa José de Alencar/UFC).

Apresentações artísticas – Na programação artística, as apresentações serão realizadas em palco aberto na Praça da Igreja Matriz de Chorozinho. A abertura do evento será no dia 18/09, iniciando com a apresentação de jovens da comunidade que formam a Companhia de Dança Mais Ritmos. O projeto envolve crianças e jovens da comunidade na área da dança e atualmente reúne cerca de 30 bailarinos em um trabalho de formação artística que se iniciou a partir do Programa Mais Educação.

Sobem ao palco também o Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, com o espetáculo Entre penas e contas, composto por danças de influência étnica negra e indígena, e o grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, com o espetáculo Que caboclos são vocês? A apresentação reúne expressões de fé, do mundo lúdico e festivo da cultura popular costurando sons, cores e ritmos, repercutindo o “Ser Caboclo do Brasil” que há dentro de nós.

No dia 19/09, a Banda de Música Municipal de Chorozinho e o Grupo de Flauta Doce Acorde são os convidados na segunda noite de apresentações. Em seguida a Camerata de Cordas da UFC apresenta um repertório que abrange desde músicas do período barroco a músicas de vídeo games e a Cia. de Dança da UFC apresenta a performance Serenato: ao encontro dos desencontros, que fala sobre as tentativas do se encontrar e de se perceber no mundo, que de tanto procurar um sentido talvez seja no desencontrar que achemos uma certeza da metamorfose de enlaces.

O Circuito UFC Arte no Interior tem como proposta contribuir para o fomento e estímulo às ações culturais e artísticas no interior do estado do Ceará. Através da participação dos projetos cadastrados no Programa de Promoção à Cultura Artística – PPCA o evento proporciona acesso à formação nas diversas áreas artísticas e um intercâmbio com a produção cultural dos projetos desenvolvidos em Fortaleza e no interior do estado.

O projeto é realizado com apoio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas – FASTEF em um trabalho colaborativo de todos os envolvidos no projeto. Todas as atividades oferecidas são gratuitas e voltadas para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

Serviço:

Dias: 18 e 19 de setembro.
Local: Chorozinho (Igreja Matriz de Chorozinho, Escola de Ensino Fundamental Padre Enemias Freire de Almada e na Casa de Cultura do município).
Horário: A partir das 9 horas.
Inscrições: do dia 3 de setembro ao dia 16 de setembro através de formulário online disponível no site da Secult-Arte/UFC.
Programação gratuita.