Circuito UFC-Arte no Interior inicia atividades de 2019 com programação artística em Aquiraz

Data de publicação: 19 de fevereiro de 2019. Categoria: Circuito UFC Arte no Interior, Notícias

A Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará promove nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, a primeira edição do Circuito UFC-Arte no Interior de 2019 no município de Aquiraz. Esta edição é realizada em parceria com o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR), o Centro Cultural Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz.

A programação é formada por oficinas e apresentações culturais nas áreas de Música, Canto, Teatro e Patrimônio Cultural. Com inscrições gratuitas e ministradas por professores e alunos de projetos culturais realizados na Universidade Federal do Ceará. Todas as atividades são voltadas para estudantes de escolas e universidades da região e comunidade em geral. As vagas são limitadas e estão sendo realizadas presencialmente no Centro Cultural Tapera das Artes e no Museu.

As atividades estão divididas nos espaços do Centro Cultural Tapera das Artes e do Museu Sacro José de Ribamar. Na programação que ocorre no Museu será realizado o minicurso “Patrimônio Cultural, Turismo cultural e Educação Patrimonial: Diálogos Possíveis”, ministrado pelo professor Frederico de Andrade Pontes, atualmente diretor da Casa José de Alencar/UFC. A atividade será realizada no dia 26, terça-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h, em cada horário uma turma.

No dia 27 de fevereiro, quarta-feira, também no Museu, o Projeto Ateliê do Iprede apresenta a peça “O Galinheiro de Bragança”, que tem como temática as diferenças. A peça conta, com muito humor, a história de uma galinha diferente que muda a história do galinheiro considerado o melhor da região. O grupo vai realizar também a oficina “Jogos Teatrais” voltada para o público infantil. A peça terá duas sessões, uma às 8h e outras às 13h, em seguida as crianças participam da oficina, que terá duas turmas: das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Na área da música serão realizadas cinco oficinas nas quais os participantes terão a oportunidade de ter um contato com professores e alunos dos Cursos de Música da Universidade Federal do Ceará. No dia 26, terça-feira, pela manhã, serão realizadas as seguintes oficinas: “Metodologias de Ensino Coletivo de Violino”, com a profa. Liu Man Ying, da área de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes/UFC, atualmente coordena a Camerata de Cordas da UFC, e a oficina “Técnica Vocal e Canto Coral”, com Gabriel Sintra, regente do Coral do Instituto de Cultura e Arte/UFC.

No dia 27, quarta-feira, será a vez do grupo do curso de Música da UFC Sobral que ministrará as seguintes oficinas: “Acompanhamento de Grupos Corais com o Violão”, com João Marcos; “Experimentando a Música Corporal: Visualizando os Sons do Corpo”, com Jackson Crispim; “Expressividade Corporal para o Canto em Grupo”, Messias Rodrigues; e “Jogos para a Leitura Musical”, com o professor Leonardo Borne, do Curso de Música da UFC Sobral.

ABERTURA DO EVENTO – A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior – edição Aquiraz será no dia 26 de fevereiro, às 17h, no Centro Cultural Tapera das Artes, com a apresentação do Quarteto de Cordas Tapera das Artes, Orquestra Sanfônica Essência, Grupo Catavento, grupos formados por alunos da Tapera da Artes e para encerrar a programação de abertura haverá a apresentação do espetáculo cênico-musical “Algodões”, do Grupo Vocal UFC, que desde 2012 realiza espetáculos que resultam de um processo de pesquisa sobre as várias possibilidades para o Coro Cênico, mesclando linguagens que envolvem Música e Artes Cênicas.

O espetáculo “Algodões” conta através de música e encenação o episódio do rompimento da barragem Algodões, em 2009, uma tragédia que levou à perda de vidas, de bens materiais e imateriais. O grupo Vocal UFC encena essa história tomando como ponto de partida a canção homônima do compositor cearense Fernando Rosa e com dramaturgia do também cearense Thyago Teixeira. O espetáculo resulta da criação de cenas, conduzidas pelas canções, narrando a tragédia ocorrida.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (Fastef). O projeto teve início em agosto de 2018 passando por oito municípios e envolvendo um público de mais de 1600 pessoas nas atividades. O intuito do projeto é contribuir para  o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do estado do Ceará, dando oportunidade aos participantes de projetos artísticos-culturais realizados pela Universidade Federal do Ceará de conhecerem as realidades do interior e contribuírem para a promoção da cultura artística no Estado.

SERVIÇO:

Circuito UFC-Arte no Interior – Edição Aquiraz

Data: 26 e 27/02.
Locais: Museu Sacro São José de Ribamar e Centro Cultural Tapera das Artes.
Programação: Oficinas: 26 e 27/02 | a partir das 8h.
Abertura do evento: 26/02 | a partir das 17h.